terça-feira, 27 de julho de 2010

Preconceito explícito na Band

Que o Datena fala pelos cotovelos, não é novidade pra ninguém. Mas desta vez me chamou a atenção para o quanto foi explícita a discriminação baseada em crença feita por ele durante o Brasil Urgente. No decorrer do programa de hoje estava rodando uma pesquisa de opinião em tempo real com a pergunta "Você acredita em Deus?", mostrando um placar com o número de 'sim' e 'não' (algo em torno de 30.000 x 1.000). Memorizei particularmente duas frases ditas por ele:

- "Tenho certeza que muito bandido tá votando desse lado" (o do 'não')
- "Geralmente as pessoas que não acreditam em deus não têm limites"

E continuava com um discurso onde fazia uma clara associação entre comportamento criminoso e ateísmo.

Fiquei indignado e só estou escrevendo pra desabafar e chamar a atenção para este tipo de preconceito que é no mínimo tão grave quanto a homofobia e a discriminação racial. Principalmente quando ocorre em uma emissora de televisão. É caso de processo.

7 comentários:

  1. Não assisti o programa, mas me envergonha como evangélica. Ou não, já que o próprio se acredita realmente em Deus, o faz simplismente para poder ofender os outros crentes desta maneira. A palavra de Deus diz q ele enviou seu filho para trazer espada e não a paz. Deus quer guerra contra o mal, sendo assim o cristão tbm deve ferir, e se necessário matar. Lógico não topamos com situações no nosso dia a dia que cabem essas atitudes, mas Davi matou um gigante, e ele fez o bem, e ele não tem Deus? Afinal, somos todos iguais, a influência que permitimos que o inimigo tenha sobre a nossa vida é que define se agimos bem ou não. E assassinos também podem ser pessoas de Deus, e se não forem ainda podem se arrepender, e se não se arrependerem ainda assim cabe a Deus julgar.

    ResponderExcluir
  2. ontem o taxista me disse que, enquanto não-religiosa, a minha existência não tinha nenhum objetivo. só conquistar bens-materiais.

    ótimo, não?

    ResponderExcluir
  3. Davi era brother. Ninguém manejava um estilingue como o próprio.

    Estilo é...

    Assistir Brasil Urgente. E comentar o Datena.

    Não assisti o programa, mas os evangélicos me envergonham.

    ResponderExcluir
  4. concordo com vc, colega.

    algo que eu não li nos outros posts contra datena espalhados por aí.

    o que ele fez se equipara ao racismo e à homofobia. por falar nisso, não é segredo pra ninguem que o datena é homofobico. ele só não ousa fazer atacar a comunidade gay com tanta violência pois ela é muito mais unida e mobilizada que a ateia.

    temos um longo caminho. :S

    ResponderExcluir
  5. Há quatro tipos de ateus:
    - os conscientes, racionais, pragmáticos;
    - os que crêem em dogmas políticos;
    - os ainda animalizados, pela ignorância;
    - e os piores: os ateus charlatães que levam vida mansa, fazendo pregações
    religiosas, espalhando ameaças e terror, aproveitando-se da vulnerabilidade psíquica das multidões ingênuas, para produzir fanáticos encarregados de lhes aumentar dízimos, ofertas e depósitos em contas bancárias.
    Os ateus da primeira classificação devem se manter alertas em relação aos das outras, principalmente em relação aos ateus da quarta, por sovinas e farsantes que são. Odeiam os ateus conscientes sabedores de como funciona o mais antigo e bem sucedido estelionato ainda em pleno vigor.
    — A união reconforta, realça e amplia ações cívicas; traça o sentimento de respeito dos demais humanos.
    Ainda que sejam altamente prestativos, ENQUANTO OS ATEUS CONSCIENTES NÃO SE UNIREM em bairros, cidades e no mundo, prosseguirão vítimas de difamação, perseguições e chantagens, por parte dos contaminados pela esquizofrenia induzida das crenças e misticismos.
    O Datena é gente boa. Apenas mais um dentre os contaminados

    ResponderExcluir
  6. Datena estava corretamente correto.
    Que continue assim, falando, para o povo se tocar, criar vergonha, agir, precisamos de pessoas assim em nosso país.

    Como ele tem coragem e meio para fazer isso, que faça, as pessoas o julgam porque não tem a coragem e o palavreado dele, se tivéssemos centenas de pessoas assim na TV, o povo acordaria mais rápido, viria que o mundo não precisa só de opiniões para si próprio e sim opiniões para todo o mundo;.

    Jorge Clésio

    ResponderExcluir